Osteopatia
A Licenciatura em Osteopatia proporciona uma formação de excelência, preparando os alunos para a prática osteopática em regime de autonomia. Com quatro anos de duração (240 ECTS), cumpre as Portarias n.º 207-B/2014 e 172-E/2015 e segue os padrões internacionais de formação, incluindo as Normas de Prática Osteopática do Reino Unido e os Referenciais da Organização Mundial de Saúde. O ensino é centrado no aluno, promovendo a pesquisa, a reflexão crítica e a aprendizagem contínua. A componente clínica supervisionada permite o desenvolvimento de competências em cuidados músculo-esqueléticos e em áreas especializadas como desporto, pediatria, obstetrícia e geriatria, facilitando a integração profissional.
Registado na DGES com o n.º: R / A-Cr 93/2016. Despacho n.º 8636/2016, de 4 de julho alterado pela Declaração de retificação n.º 802/2016, de 11 de agosto.
4 anos ⁄ 8 semestres • 240 créditos ECTS
Decisão do Conselho de Administração da A3ES
Acesso a outros ciclos
O grau de Licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados, nos termos legais respetivos.
Área de estudo
Terapêuticas Não Convencionais — Osteopatia
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão do 1.º ciclo de estudos em Osteopatia, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 240 créditos ECTS obrigatórios.
O 1.º ciclo de estudos em Osteopatia conferirá as competências necessárias para:
- Avaliar criticamente os princípios osteopáticos e o seu papel na intervenção clínica.
- Integrar e aplicar conhecimentos relevantes das ciências fundamentais e clínicas ao processo de raciocínio osteopático.
- Avaliar o impacto das condições ambientais no desenvolvimento da doença.
- Demonstrar competência na avaliação e raciocínio clínicos em situações complexas e imprevisíveis.
- Selecionar, implementar e monitorizar a intervenção osteopática adequada às necessidades do paciente de modo seguro e eficaz através de uma gama alargada de técnicas osteopáticas.
- Comunicar adequadamente com todos os intervenientes. Produzir e manter registos e dados clínicos de acordo com os requisitos legais.
- Avaliar criticamente o papel da osteopatia em áreas especializadas de intervenção.
- Avaliar criticamente a evidência atual em osteopatia e saúde e integrá-las na sua prática.
- Refletir criticamente o seu desempenho profissional, desenvolvendo hábitos de aprendizagem ao longo da vida.