Notícias - Piaget - O futuro da educação em oncologia

O futuro da educação em oncologia discute-se em Almada, com o Piaget no centro do debate internacional

O Piaget será o anfitrião do 37th Annual Scientific Meeting of the European Association for Cancer Education (EACE), que terá lugar nos dias 16, 17 e 18 de abril de 2026, no campus de Almada. O encontro, um dos mais relevantes a nível internacional na área da educação oncológica, reunirá especialistas de topo para discutir o futuro da formação em saúde no contexto da medicina de precisão.

A edição de 2026 centra-se no tema “Integrating Precision Strategies in Cancer Education: From Personalized Prevention to Personalized Care”, refletindo a evolução da medicina moderna e a necessidade de preparar profissionais e sistemas de saúde para abordagens cada vez mais individualizadas. O tema reflete a exigência crescente da medicina de precisão, onde “a ciência exige que tanto profissionais como doentes compreendam a complexidade dos perfis moleculares, dos biomarcadores e das terapias alvo”.

A escolha do Piaget como instituição anfitriã está alinhada com o reconhecimento científico do seu centro de investigação, o INSIGHT, recentemente classificado como “Muito Bom” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), uma distinção que valida o rigor e o impacto social da investigação desenvolvida.

O evento contará com a presença de líderes internacionais provenientes de instituições como a City University of New York, Emory University, Fundação Champalimaud, IPO Porto e Harvard. Entre os oradores confirmados estão James Hamilton, Kathleen Heneghan, Maria João Cardoso, Rui Medeiros, Amr Soliman e Charles Kelly, que apresentará a prestigiada Milly Haagedoorn Prize Lecture.

Distribuído por três dias, o programa culminará na elaboração do Lisbon Manifesto on Communication in Precision Oncology, um documento orientador que pretende reforçar a literacia em saúde e promover a equidade no acesso aos cuidados oncológicos. Este manifesto será um dos principais legados do encontro, posicionando Almada e o Piaget no centro do debate europeu sobre educação em oncologia.

Partilha esta notícia

Revista Piaget Abril

Junta-te a milhares de estudantes do Piaget

 

Fica a conhecer todas as novidades, não percas nenhuma atualização.

Hidden

Próximos passos: Sincronização com add-on de email

Para aproveitar ao máximo o seu formulário, sugerimos que sincronize este formulário com um add-on de email. Para saber mais sobre as opções do add-on de email, visite a seguinte página (https://www.gravityforms.com/the-8-best-email-plugins-for-wordpress-in-2020/). Importante: Elimine esta dica antes de publicar o formulário.
Privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.