Psicologia
A Licenciatura em Psicologia proporciona uma formação científica e prática, capacitando os alunos com conhecimentos fundamentais sobre o comportamento humano e os seus fundamentos psicofisiológicos. Com três anos de duração (180 ECTS), destaca-se pela abordagem interdisciplinar e pelo rigor metodológico na investigação em Psicologia. Valoriza a compreensão dos vários domínios de aplicação da Psicologia e a importância das ciências do comportamento em diferentes contextos. Os diplomados adquirem uma base sólida para prosseguir estudos no 2.º ciclo, requisito essencial para o exercício da profissão de psicólogo.
Registado na DGES com o registo n.º R/A-Ef 91/2012/AL01, de 13 novembro. Despacho 11978/2020, de 9 de dezembro.
3 anos ⁄ 6 semestres • 180 créditos ECTS
Acesso a outros ciclos
O grau de Licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados, nos termos legais respetivos.
Área de estudo
Ciências Sociais / Psicologia
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão do 1.º ciclo de estudos em Psicologia, o estudante cumpriu um plano curricular constituído por 180 créditos ECTS obrigatórios.
O diplomado em Psicologia deverá evidenciar competências para:
- Distinguir as diferentes orientações meta-teóricas e teóricas da Psicologia;
- Analisar as diversas funções e processos subjacentes aos comportamentos e às condutas;
- Selecionar os métodos de pesquisa em função do objeto de estudo;
- Ler criticamente a produção científica das publicações de referência;
- Situar o papel do psicólogo nas diferentes interfaces disciplinares;
- Desenvolver uma perceção e compreensão de problemas individuais, sociais e relacionais, e da possível contribuição da disciplina para os diagnosticar e ajudar a resolver.