Enfermagem
A Licenciatura em Enfermagem oferece uma formação sólida e prática, alinhada às competências da Ordem dos Enfermeiros (OE). Com quatro anos de duração (240 ECTS), combina teoria e prática no planeamento, execução e avaliação de cuidados à pessoa, família e comunidade em diferentes contextos de saúde. Valoriza o trabalho em equipa multiprofissional, o respeito ético e legal e a prática baseada em evidência científica. Os diplomados adotam uma abordagem humanista e multidisciplinar, estando aptos a ingressar no mercado de trabalho ou a prosseguir estudos no 2.º ciclo.
Publicado em DR pelo Aviso n.º 14801/2019 de 23 de setembro.
4 anos / 8 semestres • Total = 240 Créditos ECTS
Acesso a outros ciclos
O grau de Licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados, nos termos legais respetivos.
Área de estudo
Ciências da Saúde / Enfermagem
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão do 1.º ciclo de estudos em Enfermagem, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 240 créditos ECTS obrigatórios.
O diplomado em Enfermagem deverá evidenciar competências para:
- Desenvolver, aprofundar e aplicar os conhecimentos e competências especializados na área da
enfermagem e das ciências afins; - Recolher, selecionar e interpretar dados e informação relevante para a resolução de problemas no processo de saúde/doença e indicar estratégias de intervenção;
- Planear, organizar e prestar cuidados de enfermagem em diferentes contextos face às necessidades do cliente, família e grupos;
- Comunicar e estabelecer um relacionamento terapêutico com os clientes e cuidadores;
- Colaborar em equipa intra e/ou interdisciplinar, favorecendo um clima de cooperação;
- Demonstrar competências na área da gestão dos cuidados, serviços ou estabelecimentos de saúde;
- Desenvolver capacidades de autorreflexão, autocrítica e autoaprendizagem;
- Demonstrar competências de promoção da educação para saúde, nomeadamente através da participação em programas de intervenção e investigação que visem o desenvolvimento da profissão.