Educação Social
A Licenciatura em Educação Social proporciona uma formação sólida e prática, capacitando os alunos para intervir junto de pessoas, instituições e comunidades, numa perspetiva de promoção do bem-estar e qualidade de vida. Com três anos de duração (180 ECTS), alia fundamentos teóricos e práticos da Pedagogia Social ao desenvolvimento de competências para conceber, implementar e avaliar projetos socioeducativos. Valoriza a intervenção em populações em risco, o trabalho colaborativo e a prática fundamentada em evidência científica. Os diplomados podem atuar em contextos sociais diversos ou prosseguir estudos no 2.º ciclo.
Registado na DGES com o n.º R/A-Cr 53/2020 e publicado com o Despacho n.º 4348/2022
3 anos ⁄ 6 semestres • 180 créditos ECTS
Acesso a outros ciclos
O grau de Licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados, nos termos legais respetivos.
Área de estudo
Ciências da Educação
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão do 1.º ciclo de estudos em Educação Social, o estudante cumprirá um plano curricular constituído por 180 créditos ECTS obrigatórios.
O diplomado em Educação Social deverá evidenciar as seguintes competências:
- Conceber, implementar e avaliar projetos de intervenção socioeducativa e psicopedagógica, através da aplicação de teorias e metodologias da Pedagogia Social, ao nível do indivíduo, da instituição e da comunidade, numa perspetiva de desenvolvimento humano e social, e de formação ao longo da vida;
- Adquirir competências de sensibilidade relacional fundamentais para o trabalho de mediação e de formação, segundo lógicas de proximidade reflexiva com as singularidades pessoais e as especificidades contextuais;
- Aplicar os referenciais teórico-práticos dos paradigmas de investigação e estratégias de avaliação, no âmbito da Pedagogia Social;
- Refletir criticamente sobre a prática profissional, devidamente enquadrada nos princípios éticos e deontológicos;
- Implementar dinâmicas de trabalho em rede e parceria, promovendo intervenções integradas multi e interdisciplinares.