Desporto
A Licenciatura em Desporto oferece formação sólida, com especialização em Exercício e Saúde ou Treino Desportivo. Com três anos de duração (180 ECTS), desenvolve competências para atuar na promoção da aptidão física em populações saudáveis ou no treino especializado em modalidades desportivas. Os diplomados podem ingressar no mercado de trabalho ou continuar estudos no 2.º ciclo.
Registado pela DGES com o n.º R/A-Cr 269/2021, publicado em DR pelo Despacho n.º Despacho n.º 9135/2021, de 14 de setembro
3 anos ⁄ 6 semestres • 180 créditos ECTS
Acesso a outros ciclos
O grau de Licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados, nos termos legais respetivos.
Os diplomados em Desporto têm, ainda, acesso ao 2.º ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Área de estudo
Ciências do Desporto e Educação Física
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão do 1.º ciclo de estudos em Desporto, o estudante cumpriu um plano curricular constituído por 175 créditos ECTS obrigatórios e 5 créditos ECTS opcionais.
Os diplomados em Desporto deverão evidenciar as seguintes competências:
- Planear, prescrever, conduzir e avaliar o processo de desenvolvimento de atividades físicas e desportivas, atendendo aos fundamentos teóricos e aos princípios metodológicos de observação, análise, intervenção e manipulação das variáveis de treino.
- Revelar competências de organização da prática de acordo com os objetivos e os níveis dos praticantes, considerando a forma como ocorrem as aquisições motoras, períodos críticos e principais fases de desenvolvimento.
- Dominar fundamentos clínicos que podem condicionar a prática de exercício físico em populações especiais.
- Evidenciar de forma integrada, os saberes da sua especialidade no quadro do conhecimento científico pedagógico e didático, quer para atuar ao nível da aptidão física com populações aparentemente saudáveis durante fases especiais da vida e com populações clínicas (opção Fisiologia do exercício) quer especializando-se numa modalidade desportiva orientando o desenvolvimento desportivo (opção Treino Desportivo).