Psicologia da Saúde Ocupacional

A Pós-Graduação em Psicologia da Saúde Ocupacional aprofunda conhecimentos científicos e técnicos na promoção do bem-estar e na prevenção de riscos psicossociais no trabalho. Com uma duração de sete meses (40 ECTS) em regime 100% online (e-learning), esta formação é acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), garantindo reconhecimento profissional e atribuindo 125 créditos. O curso capacita os participantes para intervir em áreas como stress ocupacional, gestão emocional, relacionamento interpessoal e promoção da saúde organizacional.
E-learning (100% online)
Requisitos de acesso
O ingresso na Pós-Graduação pode ser realizado por psicólogos, mestres ou doutores em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e das Organizações ou Psicologia da Educação; psicólogos juniores; e diplomados em Psicologia.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão da Pós-Graduação em Psicologia da Saúde Ocupacional, o estudante deverá cumprir o plano curricular constituído por 40 créditos ECTS obrigatórios, obtendo assim, um diploma de pós-graduação em Psicologia da Saúde Ocupacional.
A Pós-Graduação em Psicologia da Saúde Ocupacional conferirá as competências necessárias para:
- Avaliar os determinantes psicossociais no trabalho e seus efeitos na saúde ocupacional;
- Dominar a área operacional da saúde ocupacional e a prevenção da doença, em diferentes contextos;
- Intervir no stresse laboral;
Realizar processos de avaliação e de intervenção em psicologia da saúde ocupacional; - Aplicar estratégias da psicologia clínica e da saúde para promover o coping ocupacional;
- Intervir na educação e promoção da relação trabalho-família;
- Orientar estratégias de ação na prevenção e promoção da qualidade de vida no trabalho;
- Contribuir para o desenvolvimento de políticas de gestão de recursos humanos e da saúde ocupacional, na promoção e desenvolvimento da saúde individual, organizacional e ocupacional, no contexto de trabalho ativo.
- Domínio de competências para intervir eficazmente nas empresas e organizações com necessidades de prevenção dos Riscos Psicossociais no Trabalho e na Promoção da Saúde Individual, Organizacional e Bem-estar no Trabalho, através de metodologias ativas de ensino, envolvendo estruturas organizacionais, políticas de saúde ocupacional e ambiental, no contexto laboral.
Saídas Profissionais
Os especialistas em Psicologia da Saúde Ocupacional podem desempenhar funções em diversas áreas, nomeadamente:
- Gestão do bem-estar e saúde ocupacional nas empresas
- Prevenção e intervenção em riscos psicossociais no trabalho
- Consultoria em gestão do stress e equilíbrio emocional
- Desenvolvimento de políticas de saúde organizacional
- Formação e sensibilização para ambientes de trabalho saudáveis
- Investigação e análise de impacto na saúde mental no trabalho
Área de Estudo
Ciências Sociais