Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos

A Pós-Graduação em Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos capacita profissionais de enfermagem para a implementação de estratégias eficazes na prevenção e gestão de infeções. Com a duração de dez meses (30 ECTS), em regime B-learning, esta formação é acreditada pela Ordem dos Enfermeiros com 3,5 CDP e alinhada com o Programa Formativo para atribuição da Competência Acrescida Diferenciada.
B-learning
Requisitos de acesso
O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, na área das Ciências de Enfermagem.
Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão da Pós-graduação em Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.
No final da Pós-graduação, o estudante deve ser capaz de:
- Respeitar os valores, princípios éticodeontológicos e normas legais da profissão, no âmbito da prevenção e controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e desenvolver uma prática profissional, ética e legal de acordo com os mesmos.
- Envolver-se na gestão e liderança em prevenção e controlo da infeção e resistência aos agentes antimicrobianos.
- No exercício da sua atividade profissional, conceber, planear, implementar e gerir um programa de prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde, assegurando uma atuação integral, preventiva, efetiva, segura e oportuna à pessoa alvo de cuidados, à família/cuidador, à comunidade e aos profissionais de saúde em diversos contextos, numa atuação multidisciplinar.
- Contribuir para a melhoria contínua da qualidade no âmbito da prevenção e controlo da Infeção e resistência aos antimicrobianos.
- Reconhecer a educação e formação contínua como estratégia determinante na prevenção e controlo de infeção associada aos cuidados de saúde.
- Suportar a sua prática em prevenção e controlo de infeção na vigilância epidemiológica e na investigação.
Saídas Profissionais
Os especialistas nesta área podem desempenhar funções em diversas áreas, nomeadamente:
- Prevenção e controlo de infeções em unidades de saúde
- Implementação de programas de gestão antimicrobiana
- Formação e capacitação de profissionais de saúde
- Monitorização e avaliação de práticas baseadas em evidência
- Consultoria e investigação na área da infeção e resistência antimicrobiana
Área de Estudo
Enfermagem