Intervenção Comunitária

A Pós-Graduação em Intervenção Comunitária capacita profissionais para atuar de forma eficaz e sustentável na promoção do bem-estar e desenvolvimento social. Com uma duração de sete meses (40 ECTS) em regime 100% online (e-learning), esta formação prepara os participantes para intervir em contextos comunitários, desenvolvendo estratégias inclusivas e promovendo o trabalho multidisciplinar. O curso enfatiza a criação de redes de apoio e a implementação de projetos de impacto social, alinhados com os desafios contemporâneos.
E-learning (100% online)
O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das ciências da saúde, das ciências sociais e ciências da educação.
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico, como atestando capacidade para a realização do curso.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão da Pós-Graduação em Intervenção Comunitária, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 40 créditos ECTS obrigatórios.
O diplomado em Intervenção Comunitária deverá evidenciar competências para:
- Refletir criticamente sobre os referenciais teóricos associados às áreas da saúde, social e educação, que garantam uma atualizada preparação para a intervenção na comunidade;
- Identificar novos contextos, desafios, oportunidades e riscos na intervenção comunitária;
- Classificar os processos de subjugação e de produção das desigualdades em ordem à não exclusão ou integração social;
- Aplicar as novas tecnologias de comunicação e registo no diagnóstico, planeamento e intervenção na comunidade;
- Realizar ação, desenvolvendo as competências profissionais, por forma a analisar os resultados e a planear e implementar intervenções na comunidade de acordo com os mesmos;
- Integrar a aprendizagem ao longo da vida, para melhor compreensão da dinamização comunitária e intervenção transdisciplinar em contextos sociais diversos.
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
A avaliação pode ter caráter presencial ou não presencial.
Saídas Profissionais
Os especialistas em Intervenção Comunitária podem desempenhar funções em diversas áreas, nomeadamente:
- Coordenação e implementação de projetos sociais
- Mediação e apoio em contextos comunitários
- Desenvolvimento e gestão de políticas sociais
- Consultoria em programas de inclusão e coesão social
- Intervenção em organizações não governamentais (ONGs)
- Formação e sensibilização para a cidadania ativa e desenvolvimento sustentável
Área de Estudo
Ciências da Educação
Ciências da Saúde
Ciências Sociais