Cibersegurança e Proteção de Dados na Administração Pública

A Pós-Graduação em Cibersegurança e Proteção de Dados na Administração Pública capacita profissionais para garantir a segurança da informação e a conformidade com a legislação vigente. Com uma duração de seis meses (42 ECTS) e lecionada em regime 100% online (e-learning), oferece flexibilidade para profissionais da administração pública e setores regulados. O curso foca-se nas melhores práticas de cibersegurança e proteção de dados, aplicando os princípios de privacy-and-security-by-default e by-design. Prepara os participantes para gerir riscos cibernéticos e implementar estratégias eficazes de segurança digital em organizações com forte componente regulatória e recursos limitados.
Regime de e-learning (100% online)
O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de licenciado, ou equivalente legal, de preferência em áreas das tecnologias de informação ou gestão, experiência na gestão ou operação de sistemas de informação.
Conhecimentos elementares de conceitos de cibersegurança e proteção de dados.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão da Pós-Graduação em Cibersegurança e Proteção de Dados na Administração Pública, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 42 créditos ECTS obrigatórios.
A Pós-Graduação em Cibersegurança e Proteção de Dados na Administração Pública permitirá identificar, relacionar as diversas fases e analisar processos associados à gestão do risco da cibersegurança e proteção de dados em organizações; Elaborar documentos de suporte à decisão, assentes na utilização de processos de auditoria ou gestão de risco.
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Saídas Profissionais
Os detentores do certificado de pós-graduação em Cibersegurança e Proteção de Dados na Administração Pública poderão desempenhar funções como:
- Encarregados de Proteção de Dados;
- Responsáveis de Segurança de Informação;
- Quadros Superiores da Administração Pública;
- Técnicos de Cibersegurança na Administração Pública;
- Gestores;
- Dirigentes.
Área de Estudo
Ciências Computacionais