Psicologia da Educação e Aconselhamento

O Mestrado em Psicologia da Educação e Aconselhamento proporciona uma formação avançada nos domínios da psicologia educacional e da intervenção psicológica em contextos educativos. Classificado como Nível 7 do QNQ, este ciclo de estudos aprofunda conhecimentos técnico-profissionais e competências de investigação aplicadas à educação. Capacita os estudantes para a avaliação psicológica, consulta psicológica e apoio psicopedagógico, preparando-os para atuar de forma eficaz em diferentes contextos educativos. Além disso, permite a habilitação para a realização do Ano Júnior na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), requisito essencial para a obtenção da cédula profissional.
Acreditado pela A3ES. Registo DGES n.º R/A-Cr 95/2023
2 anos ⁄ 4 semestres • 120 créditos ECTS
Requisitos de acesso
O ingresso no ciclo de estudos pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, em Psicologia.
Acesso a outros ciclos
O grau de Mestre permite a candidatura aos 3.º ciclos de estudos (Doutoramento) nos termos legais respetivos.
Área de estudo
Ciências Sociais – Psicologia
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão do 2.º ciclo de estudos em Psicologia da Educação e Aconselhamento, o estudante cumpriu um plano curricular constituído por 120 créditos ECTS obrigatórios:
- 60 créditos ECTS no curso de especialização;
- 60 créditos ECTS nas unidades curriculares pertencentes ao Estágio e Dissertação.
O mestre em Psicologia da Educação e Aconselhamento deverá evidenciar competências para:
- Diagnosticar, consulta, avaliar psicologicamente e intervir nos âmbitos psicológico e psicoeducativo.
- Reconhecer os modelos teóricos, consolidados e emergentes, que enquadram a intervenção a partir da psicologia da educação e do aconselhamento
- Desenvolver projetos de investigação/ação através da promoção do bem-estar em contextos educativos formais, não formais, centros educativos, IPSS, ONG’s, instituições de intervenção precoce, instituições de reabilitação psicossocial, centros de emprego e formação profissional, clínicas/serviços de aconselhamento privados.
- Atuar em equipas multidisciplinares, adotando uma abordagem multinível na intervenção, nomeadamente em intervenção precoce, NEE e desenvolvimento vocacional e de carreira;
- Dominar as técnicas psicopedagógicas que possibilitam a resolução das dificuldades de aprendizagem e a criação de contextos educativos inclusivos.