Mestrado em Fisioterapia no Desporto

A promoção de atividade física e exercício físico é prioridade mundial para organizações de saúde e decisores políticos. Com o aumento desta prática, é essencial agir na prevenção e tratamento de lesões, em qualquer idade ou nível do atleta. A importância do fisioterapeuta como profissional de primeiro contacto em intervenções e decisões clínicas no Desporto tem sido amplamente reconhecida em regulamentos de várias Federações Desportivas Portuguesas. Segundo a International Federation of Sports Physical Therapy a atuação do fisioterapeuta no desporto requer uma especialização para aquisição e aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos e atitudinais específicos, para desenvolver comportamentos profissionais adequados. Este ciclo de estudos (CE) visa desenvolver competências científicas, técnicas, humanas e de investigação na Fisioterapia do Desporto para concepção de estratégias de prática clínica baseada na evidência e consequente melhoria na qualidade dos serviços nesta área.
Acreditado pela A3ES. Registo DGES- R/A-Cr 98/2025.
2 anos ⁄ 4 semestres • 120 créditos ECTS
Requisitos de acesso
- Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em Fisioterapia;
- Titulares de grau académico superior estrangeiro em Fisioterapia, conferido na sequência de um 1.º CE, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de grau académico superior estrangeiro em Fisioterapia, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESSJP/Viseu.
Acesso a outros ciclos
O grau de Mestre permite a candidatura aos 3.º ciclos de estudos (Doutoramento) nos termos legais respetivos.
Área de estudo
Ciências da Saúde — Fisioterapia
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão do 2.º ciclo de estudos em Fisioterapia no Desporto, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por120] créditos ECTS obrigatórios.
O 2º ciclo de estudos em Fisioterapia no Desporto conferirá as competências necessárias para:
- Aplicar bases da biomecânica essenciais à avaliação e intervenção;
- Adquirir competências em treino e avaliação da condição física, prescrevendo intervenções baseadas em evidência para otimizar o desempenho;
- Aprofundar os conhecimentos em fisiologia do exercício, aplicando-os na prescrição de exercício terapêutico e clínico, com enfoque na reabilitação e na optimização do desempenho funcional;
- Desenvolver competências de gestão e intervenção em lesões agudas no desporto;
- • Avaliar e intervir na dor do atleta com base na melhor evidência científica;
- Analisar criticamente os efeitos de agentes farmacológicos e nutricionais no desempenho e recuperação;
- Aprofundar metodologias de investigação, desenho e análise, aplicando-as criticamente na fisioterapia desportiva;
- Desenvolver espírito de liderança e gestão profissional, promovendo inovação na fisioterapia desportiva.