Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

O Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário proporciona formação especializada para a docência nesta área, preparando futuros professores para os diferentes níveis de ensino. Classificado como Nível 7 do QNQ, este ciclo de estudos aprofunda os conhecimentos adquiridos na licenciatura e desenvolve novas competências pedagógicas e didáticas. Baseado no Decreto-Lei n.º 240/2001, integra as dimensões profissional, social e ética, promovendo uma abordagem dinâmica e interdisciplinar. Além da prática letiva, incentiva a participação na comunidade escolar e o desenvolvimento profissional contínuo ao longo da vida.
Acreditado pela A3ES. Registo n.º R/A -Cr 115/2013/AL01. Aviso n.º 7255/2015, de 30 de Junho.
2 anos ⁄ 4 semestres • 120 créditos ECTS
Requisitos de acesso
- Licenciados, ou com grau académico equivalente, nacional ou estrangeiro, na área da Educação Física e Desporto, e que cumpram o critério mínimo de formação de 120 créditos em Educação Física e Desporto, de acordo com o Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio. (1)
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Científico, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, de acordo com o Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio. (1)
- Licenciados, ou com grau académico equivalente, que tenham obtido 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados para ingresso na respetiva especialidade, de acordo com o anexo ao Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, retificado pela Declaração de Retificação n.º 32/2014, de 27 de junho. A inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, e outras definidas pelo órgão legal e estatutariamente competente desta instituição, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta.
(1) Os candidatos deverão cumprir, ainda, com os requisitos mínimos de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, retificado pela Declaração de Retificação n.º 32/2014, de 27 de junho. Para cumprimento do disposto no art.º 17º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, os candidatos deverão realizar uma prova de avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
Acesso a outros ciclos
O grau de Mestre permite a candidatura aos 3.º ciclos de estudos (Doutoramento) nos termos legais respetivos.
Área de estudo
Formação de Professores
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão do 2.º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, o estudante cumpriu um plano curricular constituído por 120 créditos ECTS obrigatórios:
- 72 créditos ECTS no curso de especialização;
- 48 créditos ECTS nas unidades curriculares pertencentes à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física e Seminários de Investigação em Educação Física.
Os mestres em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário serão capazes de:
- Relacionar as teorias de currículo com a práxis do currículo no ensino da Educação Física;
- Analisar as teorias e as práticas de planeamento e avaliação tendo em conta os diferentes contextos educativos;
- Aplicar criticamente os programas nacionais de Educação Física;
- Organizar os conteúdos e atividades de aprendizagem ajustadas aos objetivos pedagógicos, à realidade do grupo turma e aos recursos, nos diferentes contextos educativos;
- Operacionalizar soluções para a resolução de problemas educacionais, pedagógicos e didáticos nos diferentesâmbitos de intervenção na escola (ensino-aprendizagem, gestão, investigação);
- Avaliar a complexidade das decisões pedagógicas e das suas dimensões morais, éticas e políticas;
- Contribuir de forma ativa em projetos e equipas multidisciplinares.