Tecnologias de Informação e Comunicação: Ecossistemas Híbridos de Aprendizagem

A Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação: Ecossistemas Híbridos de Aprendizagem capacita professores e profissionais da educação para integrar metodologias inovadoras no ensino, utilizando as TIC de forma estratégica. Com uma duração de sete meses (b-learning), combina ensino presencial e online, promovendo flexibilidade e interação. O curso foca-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e acessíveis, recorrendo a dispositivos móveis e recursos digitais. Prepara os docentes para modernizar as escolas e potenciar o sucesso escolar através da inclusão digital e da utilização eficiente das novas tecnologias.
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3585/22
B-learning
O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, numa das seguintes áreas: Formação de Professores, Ciências da Educação ou Ciências Sociais e Humanas.
O Conselho Científico poderá aceitar a admissão à candidatura de detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste curso.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão da Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação: Ecossistema Híbridos de Aprendizagem, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 50 créditos ECTS obrigatórios.
A Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação: Ecossistema Híbridos de Aprendizagem conferirá as competências necessárias para criar condições para que os professores adquiram um conjunto de elementos teóricos e práticos que lhes permitam:
- Desenvolver projetos em linha com os desafios do séc. XXI, tendo em conta os recursos disponíveis, os interesses e necessidades dos contextos, das escolas, das comunidades e das pessoas que as constituem;
- Desenvolver competências de organização, gestão e avaliação de atividades contextualizadas e inclusivas no ensino básico com recurso às tecnologias;
- Desenvolver competências no domínio das perspetivas didáticas do recurso aos dispositivos móveis;
- Planear, desenvolver e mobilizar criticamente novas metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem com recursos educativos mediatizados, tendo em vista critérios de acessibilidade que contribuam para a inclusão social.
Saídas Profissionais
Os especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação podem desempenhar funções em diversas áreas, nomeadamente:
- Docência e formação na integração de tecnologias no ensino
- Coordenação pedagógica e inovação educativa
- Desenvolvimento de recursos educativos digitais
- Gestão e implementação de projetos tecnológicos em escolas
- Consultoria e formação em TIC aplicadas à educação
- Investigação e inovação na área das tecnologias educativas
Área de Estudo
Comunicação Educacional e Gestão da Informação