Gestão de Serviços de Economia Social

A Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Economia Social capacita profissionais para a administração estratégica e sustentável de organizações do setor. Com a duração de dois semestres (30 ECTS) e em regime 100% online (e-learning), as aulas são lecionadas de forma síncrona, permitindo participação ativa, com acesso posterior às gravações. O curso adapta os princípios da gestão e da análise económica às especificidades da economia social, proporcionando uma visão crítica das dinâmicas do setor. Foca-se na aplicação de estratégias inovadoras para a gestão eficiente de serviços, garantindo sustentabilidade e impacto social positivo.
O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, de qualquer área. Poderão ser admitidos candidatos que não possua este requisito no entanto o seu percurso e conhecimentos adquiridos por via profissional deve justificar a sua admissão. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no regulamento que rege as pós-graduações no Instituto Piaget e baseado na apreciação e validação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de matrícula das respectivas candidaturas.
Os candidatos que estiverem a frequentar o ensino superior e ainda não tiverem terminado a Licenciatura podem inscrever-se em regime de Unidades Curriculares Isoladas.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Economia Social, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios. A Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Economia Social conferirá as competências necessárias para promover, no âmbito da economia social, a capacidade de articulação e de integração de grupos de trabalho pluridisciplinares; administrar e gerir serviços de Economia Social numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto nos serviços de Economia Social; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma perspetiva integrada da realidade interna e do contexto da economia social portuguesa; estimular a formação, investigação, supervisão/orientação de outros profissionais neste âmbito.
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, a avaliação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano considera participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros.
Saídas Profissionais
Os especialistas em Gestão de Serviços de Economia Social podem desempenhar funções em diversas áreas, nomeadamente:
- Gestão e administração de organizações do setor da economia social
- Planeamento estratégico e sustentabilidade financeira em IPSS, cooperativas e associações
- Coordenação e desenvolvimento de projetos de impacto social
- Consultoria em inovação e boas práticas na economia social
- Avaliação e implementação de políticas sociais e comunitárias
- Investigação e formação na área da gestão de serviços sociais
Área de Estudo
Gestão