Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

O Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico proporciona uma formação especializada para o exercício da docência nestes níveis de ensino. Classificado como Nível 7 do QNQ, este ciclo de estudos aprofunda os conhecimentos adquiridos na licenciatura, desenvolvendo competências científicas, pedagógicas e didáticas essenciais. Foca-se na aplicação multicontextualizada da educação, promovendo práticas de ensino inovadoras e de qualidade. Os mestrandos são capacitados para integrar e articular saberes específicos e transversais, assegurando uma formação sólida e adaptada aos desafios da educação atual.
Acreditado pela A3ES. Registo DGES n.º R/A-Cr 169/2015. Publicado em DR através do Despacho n.º 9556/2015.
2 anos ⁄ 4 semestres • 120 créditos ECTS
Requisitos de acesso
Licenciados em Educação Básica.
Para cumprimento do disposto no art.º 17º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, os meios a utilizar para a avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, consoante o perfil do candidato, serão:
a) Formação realizada no ensino superior na área de Português, nomeadamente quanto ao tipo das unidades curriculares e média das classificações obtidas;
b) Currículo profissional;
c) Prova escrita e oral.
Acesso a outros ciclos
O grau de Mestre permite a candidatura aos 3.º ciclos de estudos (Doutoramento) nos termos legais respetivos.
Área de estudo
PROF – Formação de Professores
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão do 2.º ciclo de estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o estudante cumpriu um plano curricular constituído por 120 créditos ECTS obrigatórios:
- 71 créditos ECTS no curso de especialização
- 49 créditos ECTS referentes às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Seminário de Investigação em Educação.
O mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico deverá evidenciar competências para:
- Desenvolver o currículo, organizando e avaliando o ambiente educativo e planificando, as atividades numa lógica de projeto;
- Dominar as técnicas de observação, planificação e avaliação com vista à adequação das necessidades das crianças e dos objetivos de aprendizagem;
- Promover um ambiente favorável ao estabelecimento de relações interpessoais criança-adulto e criança-criança de forma a promover a segurança afetiva, a autonomia e a cooperação;
- Fomentar a curiosidade das crianças, a capacidade de realização de tarefas e de resolução de problemas;
- Favorecer o desenvolvimento pessoal e social das crianças numa perspetiva de educação para a cidadania;
- Envolver a família e a comunidade no processo educativo;
- Autoavaliar-se, refletindo sobre o seu desempenho
- Reconhecer a necessidade de formação contínua.