Notícias - Ermelinda Carrachás

Saúde e profissões da saúde como eixo estratégico de qualificação

Vivemos uma fase turbulenta dos sistemas de saúde, em Portugal e noutros países, marcada pelo envelhecimento populacional, pela migração em larga escala e pela crescente complexidade dos cuidados, impulsionada pela evolução científica e tecnológica. Estes factores geram pressões permanentes sobre instituições, profissionais e modelos de organização dos cuidados.

A crescente procura de profissionais de saúde em Portugal

Em Portugal, verifica-se uma procura crescente de profissionais de saúde em quase todas as áreas. A aposentação de muitos trabalhadores, a emigração de jovens qualificados e a dificuldade em reter profissionais criam défices, difíceis de colmatar. Este cenário resulta de transformações demográficas e sociais que exigem aumentar a formação e melhorar as condições de trabalho para atrair e reter talento.

Novas áreas críticas: envelhecimento, cuidados continuados, reabilitação e saúde mental

O envelhecimento da população é um dos grandes motores destas mudanças, associado a uma maior esperança de vida, nem sempre acompanhada de qualidade. O aumento das doenças crónicas, da dependência e da necessidade de cuidados continuados e paliativos exige equipas multidisciplinares capazes de actuar em contextos institucionais e domiciliários. A reabilitação ganha centralidade na promoção da autonomia, reforçando o papel dos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, entre outros, tanto em ambiente clínico como comunitário.

A saúde mental tornou-se, igualmente, um desafio prioritário, sendo uma das principais causas de incapacidade fortemente associada a ciclos de pobreza. Persistem carências de psiquiatras, psicólogos, enfermeiros especialistas e técnicos preparados para actuar em proximidade, prevenção e intervenção precoce.

Desafios e oportunidades para formação superior em saúde até 2030

Até 2030, o ensino superior enfrentará desafios e oportunidades. A formação superior terá um papel determinante na preparação de capital humano apto a enfrentar os desafios demográficos, sociais e tecnológicos.

A oferta formativa deve alinhar-se com as necessidades do país, adoptando a modernização pedagógica com simulação clínica avançada, ensino híbrido e metodologias centradas no estudante a par da actualização contínua de competências. A sólida articulação entre instituições académicas e serviços de saúde será decisiva, garantindo estágios de qualidade e ligação à prática profissional. A incorporação de tecnologias como telemedicina, inteligência artificial e dispositivos digitais de monitorização, transformará a prestação de cuidados e deverá ser integrada desde a formação inicial, preparando profissionais para o futuro.

A saúde e as suas profissões podem, assim, afirmar-se como eixo estratégico de qualificação nacional, decisivo para a sustentabilidade, equidade e inovação do sistema.

Partilha esta notícia

Junta-te a milhares de estudantes do Piaget

 

Fica a conhecer todas as novidades, não percas nenhuma atualização.

Hidden

Próximos passos: Sincronização com add-on de email

Para aproveitar ao máximo o seu formulário, sugerimos que sincronize este formulário com um add-on de email. Para saber mais sobre as opções do add-on de email, visite a seguinte página (https://www.gravityforms.com/the-8-best-email-plugins-for-wordpress-in-2020/). Importante: Elimine esta dica antes de publicar o formulário.
Privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.