educação física e desporto almada
O poder transformador do exercício físico

Entrevista com Vanessa Santos, docente da licenciatura em Educação Física e Desporto no Campus de Almada

A professora Vanessa Santos é coordenadora dos estágios no primeiro ciclo de estudos em Educação Física e Desporto, no Campus Piaget de Almada. Este é, para quem não o conhece, um polo universitário magnífico, localizado 100 m da estação de comboios do Pragal, servida pela Fertagus, e a 10 minutos de carro do centro de Lisboa.

Nesta entrevista, a docente fala sobre as mais-valias da licenciatura, as suas características diferenciadoras e várias questões práticas relacionadas com o curso. Acredita que “o exercício tem um poder transformador” e procura levar esta ideia todos os dias para a sala de aula.

Que tipo de competências é que um estudante da licenciatura em Educação Física e Desporto vai desenvolver ao longo do curso? O que é que ele aprende, na prática?

A licenciatura prepara os nossos estudantes para intervirem de forma qualificada em diferentes áreas profissionais. Ao longo do curso, os estudantes acabam por desenvolver competências técnicas, científicas e até humanas para atuar tanto na área do treino desportivo como na área do exercício e saúde, e também, por exemplo, na área da preparação básica para quem quer seguir educação física num 2º ciclo mais profissionalizante (a licenciatura dá conhecimentos, por exemplo, para a atuação no 1º ciclo do Ensino Básico).

Na prática, os estudantes aprendem a planear, conduzir e avaliar o processo de treino, a avaliar e prescrever exercício físico, e a conduzir processos de formação desportiva na promoção da saúde.

A componente prática do curso é muito robusta. Os alunos acabam por ter aulas práticas diversificadas, com uma aplicação real em contextos de estágio, promovendo assim uma forte ligação ao terreno desde os primeiros anos.

Adicionalmente, os estudantes acabam por ser incentivados a desenvolver competências de investigação aplicadas de pensamento crítico, literacia científica e a utilizar as novas tecnologias na área do exercício e da performance, preparando-os para contextos mais inovadores e interdisciplinares.

Finalmente, o curso acaba também por valorizar a liderança, a ética e a comunicação, que são fundamentais para uma atuação profissional competente.

Quais as saídas profissionais que existem para os diplomados deste curso?

As saídas profissionais são amplas e adequadas às necessidades do mercado de trabalho atual. Os licenciados podem trabalhar como treinadores desportivos em qualquer modalidade, podem trabalhar como técnicos de exercício físico, como “personal trainers” e preparadores físicos, e estão habilitados a exercer as suas funções em ginásios, “health clubs”, clubes desportivos ou instituições de saúde ou bem-estar.

Podem trabalhar com populações em diferentes fases da vida, incluindo idosos ou pessoas com patologias. Podem também ter acesso a funções de gestão de projetos, enquanto técnicos superiores de desporto, por exemplo, em autarquias, e podem trabalhar como animadores desportivos, diretores técnicos ou como formadores.

Além disso, o curso garante a formação necessária para que quem decide seguir a área da educação física no Ensino Básico possa lecionar e preparar-se, deste modo, para  ingressar no 2º ciclo de estudos, tendo em vista tornar-se professor de educação física.

O Piaget é uma referência na formação académica na área do desporto e da educação física, com uma licenciatura em Almada, outra em Gaia e mais do que um mestrado na área da cultura física para quem prossegue os seus estudos para um 2º ciclo. Que tipo de valor acrescenta esta licenciatura face a outras similares e concorrentes?

O Piaget acaba por se destacar no compromisso com a qualidade da formação e pela forte integração entre a parte prática e a parte teórica. A nossa licenciatura tem um currículo muito orientado para as necessidades reais do mercado atual, seja com as especializações nas áreas dos treinos ou a especialização na área do exercício. Oferece também um contato precoce com contextos profissionais. O nosso corpo docente é especializado, experiente e muito próximo dos estudantes, com a promoção de um processo de ensino-aprendizagem centrado no estudante.

Além disso, estudantes beneficiam de acesso a laboratórios, a instalações desportivas e a projetos de investigação que estão a ser aplicados e lhes permitem dar continuidade à sua formação em áreas como o movimento humano, em mestrados que a própria instituição disponibiliza.

O nosso curso proporciona também uma formação integral do estudante, com uma visão humanista, socialmente responsável e fortemente ligada à comunidade. Esta articulação que promovemos entre a teoria, a prática e a investigação acaba por conferir uma diferenciação clara no perfil do diplomado.

Esta licenciatura tem sempre uma elevada procura. Qual o perfil dos estudantes que ambiciona ter no próximo ano letivo?

Procuramos estudantes com gosto pelo desporto, com espírito crítico, com vontade de aprender e aplicar os conhecimentos em contextos práticos. Acabamos por valorizar perfis com iniciativa, capacidade de trabalho em equipa, e interesse por temas como saúde, rendimento desportivo e bem-estar.

Esta licenciatura é ideal para quem ambiciona contribuir para a promoção da atividade física nas diferentes fases da vida, desde o desporto de formação ao exercício em diferentes populações. Procuramos estudantes resilientes, com espírito crítico e motivados para levar a licenciatura até ao final.

É possível conciliar o curso com o trabalho, imaginando que alguns dos estudantes têm outras ocupações profissionais para além do estudo?

Sim, é possível conciliar o curso com outras ocupações, desde que o estudante tenha uma boa gestão de tempo e esteja comprometido com o seu percurso académico. Apesar da forte componente prática, existe flexibilidade na organização do trabalho académico e no apoio dado pelos docentes, sempre que haja necessidade de conciliar a formação com responsabilidades profissionais.

Muitos estudantes acabam por conciliar os estudos com o estágio, com trabalho ou outras atividades, acabando por ser bem-sucedidos graças à estrutura do curso e ao ambiente de apoio proporcionado pelo Piaget. O nosso modelo pedagógico promove a autonomia e a responsabilidade do estudante, o que lhe permite adaptar o seu ritmo de aprendizagem. Por outro lado, o acompanhamento próximo feito pela coordenação do curso auxilia o estudante a levar tudo até ao fim da melhor forma.

A licenciatura é lecionada no campus universitário de Almada, o maior do Piaget em Portugal em número de estudantes. Os alunos vão interagir no dia a dia com colegas que estão a formar-se em áreas muito diferentes. Isso é uma vantagem ou desvantagem?

É claramente uma vantagem estudar no Campus Universitário de Almada. Ter estudantes de outras áreas, como Psicologia, Gestão, Saúde ou Educação, acaba por proporcionar uma experiência universitária mais rica e abrangente. Esta convivência interdisciplinar estimula a troca de ideias. O trabalho em equipa, a compreensão do papel do exercício físico em contextos diversos, desde o ambiente clínico ao ambiente educativo, acaba por permitir uma preparação adicional para o mundo profissional, onde a colaboração entre as diferentes áreas é hoje fundamental.

Do seu ponto de vista, quais são as vantagens de estudar em Almada?

São várias! O Campus dispõe de infraestruturas modernas, tem uma ótima acessibilidade, está próximo de Lisboa, tem um ambiente académico dinâmico e acolhedor, existe uma forte ligação à comunidade local e os estudantes têm inúmeras oportunidades de participação em projetos e iniciativas práticas.

Além disso, Almada oferece uma boa qualidade de vida. Os bons acessos e a envolvência natural privilegiada valorizam o equilíbrio entre a vida académica, a vida profissional e a vida pessoal.

Os estudantes acabam também por beneficiar das parcerias ativas que o Piaget mantém com clubes, escolas, autarquias e outras instituições. Estas parcerias facilitam, por exemplo, a realização de estágios ou a participação em projetos de intervenção que são experiências extracurriculares muito valorizadas no percurso formativo dos estudantes.

Para terminar, quem é a Professora Vanessa Santos?

Sou fisiologista do exercício, investigadora e docente no Piaget de Almada. Tenho um mestrado em Exercício e Saúde e um doutoramento em Motricidade Humana, Atividade Física e Saúde.

Atualmente, sou coordenadora de estágios na licenciatura e investigadora em diversos projetos ligados ao envelhecimento ativo, doenças crónicas e promoção da saúde. Acredito que o exercício tem um poder transformador e tento levar isso para a sala de aula, motivando os alunos a desenvolver competências sólidas, a aplicar os seus conhecimentos em contextos reais, promovendo a especialização ou diferenciação académica e profissionalizante.

Para mim, educar é inspirar, dar ferramentas para que cada estudante possa evoluir não só de forma profissional, mas também enquanto pessoa.

Partilha esta notícia

Junta-te a milhares de estudantes do Piaget

 

Fica a conhecer todas as novidades, não percas nenhuma atualização.

Hidden

Próximos passos: Sincronização com add-on de email

Para aproveitar ao máximo o seu formulário, sugerimos que sincronize este formulário com um add-on de email. Para saber mais sobre as opções do add-on de email, visite a seguinte página (https://www.gravityforms.com/the-8-best-email-plugins-for-wordpress-in-2020/). Importante: Elimine esta dica antes de publicar o formulário.
Privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.