O papel da nutrição face aos desafios globais em saúde
Entrevista com Jaqueline Fink, coordenadora da Licenciatura em Dietética e Nutrição, no Campus de Almada
A professora Jaqueline Fink coordena a Licenciatura em Dietética e Nutrição, lecionada na Escola Superior de Saúde Jean Piaget, no Campus Piaget de Almada.
Trata-se de um curso novo que passa a integrar a já grande oferta formativa do Piaget na área da saúde, onde a nossa instituição tem uma experiência consolidada de norte a sul de Portugal.
Além do Campus de Almada, a licenciatura está disponível no Campus de Gaia, pelo que a abrangência geográfica permitirá aos estudantes escolher qual a melhor opção para o seu ingresso no Ensino Superior.
Antes de entrar na licenciatura que coordena, permita-nos uma questão mais geral: qual a importância da educação alimentar e do aconselhamento nutricional na promoção da saúde e na prevenção de doenças?
São questões muito importantes. Em primeiro lugar, o cuidado nutricional, seja ele preventivo ou terapêutico, é um direito de todo ser humano e é fundamental à saúde. Sabemos que os maus hábitos alimentares são responsáveis, em grande parte, pela perda de anos de vida ou perda de anos com qualidade de vida por parte da população mundial, europeia e portuguesa.
Neste sentido, a educação alimentar e o aconselhamento nutricional são essenciais para que as pessoas saibam como fazer escolhas alimentares que tenham um impacto positivo na sua saúde, na sua qualidade de vida, e no seu bem-estar.
Faz, então, sentido falar de uma especial relevância da nutrição no contexto atual da saúde pública e da qualidade de vida das populações?
Claro que sim! A nutrição tem um papel importante e um grande potencial no enfrentar dos desafios globais atuais em saúde, nomeadamente no combate às chamadas doenças crónicas, cuja prevenção ou tratamento requerem cuidados nutricionais.
Posso citar, como exemplos, as altas prevalências de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e o cancro, entre tantas outras patologias. Por outro lado, as carências nutricionais também são prevalentes na população e continuam a preocupar-nos, especialmente em populações mais vulneráveis, como as grávidas, crianças e idosos.
Quão importante é formar especialistas altamente qualificados, com uma abordagem simultaneamente científica e prática?
É fundamental. Eu acredito que este seja o único caminho possível para que a área da dietética e da nutrição e para que a profissão de nutricionista alcancem o merecido patamar de relevância junto da sociedade.
Sabemos que as boas práticas tanto em saúde, no geral, quanto em dietética e nutrição, em particular, devem ser sempre baseadas na melhor evidência científica disponível. Da mesma forma, o conhecimento teórico e científico só fará sentido quando exercitado e aplicado na prática. Portanto, prática e ciência são componentes essenciais para a excelência na área da saúde.
Em termos de empregabilidade, quais é que são as saídas profissionais disponíveis para os futuros diplomados em dietética e nutrição?
As saídas profissionais são diversas. Embora seja comum pensar que os nutricionistas trabalham apenas na área clínica a prescrever dietas, isso não é verdade. Os nossos licenciados estarão aptos a trabalhar não apenas em hospitais e clínicas, mas noutros locais, como centros de saúde, escolas, ginásios, cantinas, hotéis e restaurantes, entre outros. Além disso, o nutricionista pode exercer a sua atividade ao nível do marketing, na indústria ou em universidades, tanto na docência como na investigação.
Em resumo, as saídas profissionais são bastante diversificadas seja na esfera pública ou privada.
A área da investigação científica e a participação em projetos de investigação estará também acessível aos nossos estudantes e futuros diplomados?
Certamente. A investigação será precocemente estimulada junto dos nossos estudantes. Desde cedo, os alunos serão introduzidos à investigação em saúde realizada pelo centro de investigação Insight, do Piaget, e ao longo de toda a formação serão motivados a participar de projetos de investigação para o desenvolvimento das suas competências científicas. Isso é realmente muito importante! Por outro lado, a participação em eventos científicos também será fortemente estimulada ao longo dos quatro anos de formação.
O Piaget é uma referência académica na formação de profissionais de saúde em Portugal, com uma oferta formativa que se alarga a vários outros cursos. O que é que a Dietética e Nutrição acrescenta a esta oferta?
O nosso curso vêm complementar a formação da equipa multiprofissional em saúde. Se pararmos para pensar, a dieta é parte integrante dos cuidados da enfermagem, sendo fundamental para o sucesso dos tratamentos médicos e fisioterápicos. A dieta também melhora a performance de desportistas. Isto para dar apenas duas referências em que a nutrição colabora!
O nutricionista é um profissional de saúde indispensável para o cuidado integral do doente ou do utente, seja ele saudável ou não. Ele colabora também, por exemplo, com os colegas da psicologia nos transtornos do comportamento alimentar. São, pois, muitas as colaborações que o nutricionista presta dentro de uma equipa multidisciplinar em saúde no âmbito da sociedade.
Estamos perante uma oferta formativa nova no Piaget. Enquanto coordenadora, o que distingue este curso no nosso Instituto, inclusive face a cursos similares de outras instituições? E que competências é que os estudantes desenvolverão ao longo da licenciatura?
O curso acrescenta novas tecnologias e novas metodologias de aprendizagem. Tem um forte apelo prático e científico e novas temáticas e enfoques, como é o caso da sustentabilidade alimentar.
A interação com outros cursos da área da saúde dentro da escola é também um grande diferencial a favor do nosso curso, pois otimiza o trabalho interdisciplinar que é muito importante.
Em relação às competências, serão desenvolvidas, entre outras, competências para selecionar e aplicar os diferentes métodos de avaliação, diagnóstico, intervenção e monitorização nutricional. Isto tanto a indivíduos quanto a grupos e populações, sempre com base na evidência científica, e em consonância com o código deontológico da Ordem dos Nutricionistas.
Qual o perfil de estudantes que ambiciona ter no próximo ano letivo e qual o impacto que espera que eles venham a ter um dia na sociedade?
Ambiciono ter estudantes curiosos e motivados o suficiente para serem os nutricionistas mais competentes de Portugal. Gostava que todos os nossos alunos trouxessem consigo um desejo inquieto de poder fazer a diferença em prol da saúde das pessoas.
Espero que os nossos futuros licenciados venham a ocupar os seus merecidos espaços de atuação na sociedade, com excelência e paixão pela profissão, que tenham força de vontade e garra para enfrentar os desafios, bem como para quebrar os paradigmas que sejam necessários. Desejo, por fim, que vençam no seu propósito de serem nutricionistas muito bem-sucedidos.
Para terminar, quem é a professora Jaqueline Fink?
Sou nutricionista há 20 anos, mestre e doutorada em Ciências Médicas, desde 2009 e 2015, respetivamente. Grande parte da minha atuação profissional, mais exatamente durante 11 anos, decorreu em contexto hospitalar, tendo atuado como docente em programa de residência multiprofissional em saúde durante 5 anos.
A minha colaboração com o Piaget vem desde o início da criação da nova Licenciatura em Dietética e Nutrição, tendo passado por todo o processo de submissão e aprovação do curso junto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Aguardo ansiosamente pelo arranque do nosso curso em outubro, para finalmente receber e conhecer os nossos queridos estudantes.
Partilha esta notícia
Formamos os enfermeiros que o país precisa e que o mundo vai exigir
Enfermagem no Piaget, onde a excelência é treinada, sentida e reconhecida É aqui que se constrói um novo paradigma [...]
De “deserto” a polo académico, como o Piaget transformou Almada
Piaget de Almada: de "deserto" a localização privilegiada Quando o Piaget se instalou em Almada, em meados da década [...]
Junta-te a milhares de estudantes do Piaget
Fica a conhecer todas as novidades, não percas nenhuma atualização.