Ambientes Inovadores de Aprendizagem, Programação e Robótica no Ensino Básico

No próximo dia 18 de novembro, terá lugar, no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia uma ação de formação subordinada ao tema “Ambientes Inovadores de Aprendizagem, Programação e Robótica no Ensino Básico”.

Esta ação visa dar a conhecer diversas abordagens teórico-práticas inovadoras que facilitem a utilização da tecnologia multimédia centrada na aprendizagem, de forma a contribuir para os processos de inovação educacional, em articulação com o projeto educativo da escola.

 

Destinatários:

Estudantes, diplomados, professores, educadores e público em geral.

 

Certificação:

Emissão de certificado, segundo o Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio e respetiva Declaração da Retificação n.º 470/2015 de 11 de junho, referentes às ações de curta duração, para docentes de todos os Grupos de Recrutamento.

 

PROGRAMA

9h00 Receção aos Participantes

9h15Abertura

Angélica Monteiro

Diretora da Escola Superior de Educação Jean Piaget em V. N. Gaia

Alcina Figueiroa

Diretora Adjunta da Escola Superior de Educação Jean Piaget em V. N. Gaia

Elisa Cidade

Vereadora da Câmara Municipal de V. N. Gaia, com o Pelouro do Ensino Superior, Ciência e Educação

Filinto Lima

Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas

Ângelo Silva

Coordenador da Pós-Graduação de Metodologias de Programação e Robótica no Ensino Básico

 

Moderador: Bento Cavadas

Doutorado em Política e Fundamentos Educativos. Professor Adjunto na Escola Superior de Educação de Santarém. Autor de 2 programas de software e de outros 32 itens de produção técnica.

 

PAINEL I

9h30 Ambientes Inovadores de Aprendizagem

Paulo Faria

Doutorado em Ciências da Educação/Tecnologia Educativa. Investigador com projetos financiados e uma vasta experiência como formador, na área da Tecnologia Educativa.

Adília Faria

Doutorada em Tecnologias Digitais, com experiência profissional enquanto formadora e educadora da rede pública. Participa em vários projetos na área da Tecnologia Educativa.

 

10h00 Programação no Ensino Básico

Jorge Simões

Doutorado em Engenharia Informática, com especialização em Serviços e Aplicações e um diploma de estudos avançados em Engenharia Informática. Mestre e Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Henrique Leal

Mestre em Ensino de Artes Visuais no 3.º ciclo, licenciado em Ensino Básico, na variante de Educação Visual. Possui Pós-graduação em TIC e é formador acreditado na exploração pedagógica de aplicações utilizando tablets.

 

10h45 Coffee break

 

PAINEL II

11h00 Robótica para Crianças

Carlos Sousa

Mestre em Engenharia Eletrónica e de Computadores, no ramo de automação e robótica, licenciado em Teologia e em Engenharia Eletrotécnica de Computadores. Vencedor de um prémio e de outras distinções com o projeto de robótica All Aboard. Formador e autor de projetos e soluções técnicas na área da robótica educativa.

 

11h45 Dispositivos Móveis no Ensino - Aprendizagens

Marco Bento

Mestre em TIC, com especialização em Comunicação Multimédia. Doutorando na área da Tecnologia Educativa. Criador de projetos e formador na área do Mobile Learningcom professores do ensino básico.

 

12h30 Debate

 

13h00 Almoço

 

WORKSHOP

14h00 Gamification – Lógica de Jogos na Educação

Alexandre Torres

Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Participa em workshops e outras atividades no âmbito da utilização de dispositivos móveis em contexto educativo

 

15h45 Encerramento

 

Valor da Inscrição:

ENTRADA LIVRE (mediante inscrição prévia)

Certificado (opcional): 10€

 

Informações e Inscrições:

Júlia Soares

Tel. 227 536 637

E-mail: julia.soares@gaia.ipiaget.pt