LICENCIATURA 1º ciclo

Motricidade Humana

3 anos / 6 semestres • Total = 180 Créditos ECTS

ISEIT — Ensino Universitário em Almada

R/B – AD – 870/2007, 30 de março. Despacho nº 9288-AS/2007, de 21 de maio e Despacho nº 11120/2012, de 06 de julho, alterado pelo Despacho nº 14446/2012, de 07 de novembro.

O Plano de Estudos da licenciatura em Motricidade Humana satisfaz o conjunto de requisitos e conhecimentos necessários ao futuro profissional da Motricidade Humana, de acordo com perfis prospectivos da respectiva profissão, seja em termos da Educação Física e Desporto, seja da Motricidade e da Reabilitação Psicomotora.

Objetivos educativos:

O 1º ciclo de estudos em Motricidade Humana tem como objetivo geral desenvolver conhecimentos e de competências específicas aos perfis profissionais generalistas considerados necessários a um Licenciado em Motricidade Humana.

Em termos dos objetivos específicos por ramo, salientam-se:

  • Ramo de Educação Física e Desporto: Desenvolvimento de competências para atuar na formação e no treino desportivo, na gestão de atividades desportivas, no exercício e saúde, e, na recreação e lazer.
  • Ramo de Motricidade e Reabilitação Psicomotora: Desenvolvimento de competências para atuar: de forma supervisionada na reeducação de problemas de desenvolvimento psicomotor; na inclusão de pessoas com condição de deficiência na escola e na sociedade; no desenvolvimento de competências sociais e prevenção do desajustamento social no sentido da reinserção social; na intervenção precoce; e, na aplicação de técnicas de mediação corporal sob supervisão.

Saídas profissionais:

Os diplomados em Motricidade Humana poderão exercer funções de acordo com o ramo de especialização pelo qual optaram:

  • Ramo de Educação Física e Desporto: Funções ao nível da educação física e desporto, gestão e organização desportiva, exercício e saúde, e recreação e lazer;
  • Ramo de Motricidade e Reabilitação Psicomotora: Funções ao nível da reeducação supervisionada de problemas de desenvolvimento psicomotor, inclusão de pessoas com condição de deficiência na escola e na sociedade, intervenção precoce e aplicação de técnicas de mediação corporal sob supervisão.

Os diplomados em Motricidade Humana, ramo de Educação Física e Desporto, têm acesso ao 2.º ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, o qual lhes conferirá a habilitação profissional para a docência nas áreas e níveis de ensino respetivos.

Estatuto profissional:

Ramo de Educação Física e Desporto: a qualificação dá acesso às profissões de Técnico de Exercício Físico e de Diretor Técnico de instalações desportivas.

Ramo de Motricidade e Reabilitação Psicomotora: os diplomados deste ramo que realizem o estágio profissional após o 1.º ciclo de estudos obtêm a formação equivalente ao mínimo exigido para a atividade de Psicomotricista.