Pós-graduação e Formação Avançada

Geronto-Geriatria

5 meses; Total = 30 Créditos ECTS.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Viseu

Objetivos educativos:

O desenvolvimento do mercado de trabalho, cada vez mais complexo, associado ao potencial aumento da idade da reforma, tem provocado nas últimas décadas elevados custos pessoais e sociais.

Este contexto condiciona as instituições e os profissionais que prestam apoio aos idosos a equacionarem soluções adequadas às novas realidades, que melhorem a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Aumentou, assim, a procura de profissionais qualificados, com formação especializada em Geronto-Geriatria, de forma a garantir o reconhecimento de questões específicas relacionadas com esta área e de forma a se prestarem os cuidados mais adequados.

Pretende-se com este curso que o profissional pós-graduado em Geronto-Geriatria tenha competências para elaborar e intervir em projetos que promovam o envelhecimento ativo — mais funcional e independente — e contribuir para um sistema de informação eficaz e eficiente que permita a monitorização do idoso na comunidade.

Ao longo do semestre, prevê-se a aquisição de conhecimentos sobre o processo de envelhecimento, a psicossociologia do idoso e a intervenção em cuidados continuados e assistência domiciliar, o conceito de promoção de qualidade de vida no envelhecimento e que programas a implementar, a gestão de serviços de apoio a idosos e adquirir conhecimentos de higiene e segurança em estabelecimentos de apoio a idosos.

Perfis de saída:

Desenvolvimento e implementação de projetos gerontológicos e geriátricos que promovam um envelhecimento ativo, funcional e independente.